Facebook expande esforços anti-fake news sobre clima e inclui Brasil

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O Facebook confirmou ontem (18/2) que o Centro de Informações da Ciência do Clima, ferramenta implantada no ano passado para combater a desinformação climática na rede social, chegará ao Brasil nas próximas semanas. O Centro de Informações tem como objetivo não apenas promover informações científicas confiáveis e verídicas sobre a mudança do clima, mas também levar dados sobre os efeitos desse processo no nível local aos seus usuários. Além do Brasil, a ferramenta estará disponível em outros 11 países.

Segundo a rede social, o Centro de Informações também contará com seções adicionais para fact-check sobre clima, comandadas por especialistas em comunicação climática da Universidade George Mason, do Programa de Comunicação sobre Mudança Climática de Yale e da Universidade de Cambridge. Para os países que ainda não contam com essa ferramenta, o Facebook redirecionará qualquer pesquisa feita sobre o tema para o site do PNUMA. Bloomberg, Guardian e Reuters deram destaque a essa notícia.

Em tempo: As grandes empresas de tecnologia se tornaram players importantes no mercado de energia renovável. Gigantes como Amazon, Google, Microsoft e Facebook são hoje as maiores consumidoras desse tipo de energia no mundo, com poder e influência sobre esse mercado. O Financial Times mostrou como as Big Tech encontraram na energia limpa não apenas um caminho para reduzir suas pegadas de carbono, mas também para se posicionar como líderes dentro de um mercado que deve se expandir nas próximas décadas.

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2021.

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