Ford quer vender somente modelos elétricos na Europa até 2030

19 de fevereiro de 2021

A estratégia elétrica da Ford ficou mais clara com o anúncio de que ela pretende parar de vender carros fósseis na Europa na próxima década. A montadora irá gastar US$ 1 bilhão para converter a fábrica de motores da Alemanha para a produção exclusiva de modelos elétricos. O primeiro modelo deve ser lançado em 2023. Segundo o FT, isso é só uma parte dos US$ 22 bilhões que a Ford separou para as novas linhas elétricas. Uma matéria da AP destaca que a Ford e a GM demoraram para embarcar na onda elétrica, mas que parecem estar mergulhando de cabeça. Recentemente, a GM anunciou que, a partir de 2035, praticamente toda sua frota será elétrica. O The Guardian também deu a notícia.

Boa parte desta estratégia depende das baterias. Uma matéria no New York Times dá um panorama desse mundo. Boa parte da produção e das empresas, sem contar a Tesla, estão na China, no Japão e na Coreia (do Sul), mas analistas entendem que o mercado está apenas começando e que novos atores devem entrar na briga. Na China e na Europa, governos estão colocando recursos no desenvolvimento da tecnologia. O artigo também olha a evolução do mercado como um dos campos das batalhas geopolíticas que vem pela frente.

Apesar de as vendas de elétricos híbridos e puros terem aumentado três vezes, o CEO da Daimler diz que não abandonará os motores a combustão no curto prazo e que precisará continuar vendendo carros a diesel e gasolina para poder investir na eletrificação da sua produção. A notícia é do Financial Times.

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar