Relatório: pandemia está impulsionando retrocessos contra a proteção ambiental e os direitos indígenas no Brasil

19 de fevereiro de 2021

Um estudo lançado ontem (18/2) analisou a situação dos Povos Indígenas nos cinco países com mais floresta tropical do mundo, entre eles o Brasil, no contexto dos esforços nacionais para retomada econômica pós-pandemia. O cenário não é bom: atividades com alto potencial de dano ambiental e risco aos Povos Indígenas estão sendo impulsionadas, como exploração de madeira, mineração e agricultura industrializada. O levantamento foi conduzido por pesquisadores do Forest Peoples Programme (FPP), da Lowenstein International Human Rights Clinic da Yale Law School e da Middlesex University London School of Law, que analisaram os impactos da impunidade corporativa e a reversão das políticas sociais e ambientais durante a pandemia no Brasil, Colômbia, Indonésia, Peru e República Democrática do Congo.

“Muitos governos têm criminalizado cada vez mais os defensores dos Direitos Humanos Indígenas, além de legitimar ou até mesmo facilitar a ameaça e o uso da violência contra eles”, alertou Joan Carling, diretora do FFP. “Essas ações demonstram claramente a falta de responsabilidade dos Estados e de respeito das empresas pelos direitos e bem-estar dos Povos Indígenas”. No caso brasileiro, o relatório destacou o desmantelamento dos programas de fiscalização e proteção do bem estar indígena, a agressividade do governo Bolsonaro à demarcação formal de Terras Indígenas e os incentivos a atividades de exploração, principalmente o garimpo, na Amazônia. O resultado disso é uma situação de vulnerabilidade crescente dos Povos Indígenas e a explosão do desmatamento amazônico no último ano.

O relatório foi repercutido por Deutsche Welle, Guardian e Reuters, entre outros.

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar