“Uma guerra sem sentido e suicida”: Relatório da ONU destaca destruição do meio ambiente

19 de fevereiro de 2021

A humanidade está travando uma guerra “sem sentido e suicida” contra a natureza, o que está causando sofrimento humano e enormes perdas econômicas e acelerando a destruição da vida na Terra, alertou ontem (18/2) o secretário-geral da ONU, António Guterres. O comentário foi feito durante o lançamento de um novo relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), que destrinchou a emergência tripla que vive o planeta: a crise climática, a devastação da vida selvagem e a poluição do ar.

“É hora de reavaliar e redefinir nossa relação com a natureza. Hoje, em todo o mundo, estamos superexplorando e degradando o meio ambiente em terra e no mar. A atmosfera e os oceanos tornaram-se depósitos de lixo. E os governos ainda estão pagando mais para explorar a natureza do que para protegê-la”, disse Guterres, destacando que os países gastam de 4 a 6 trilhões de dólares por ano em subsídios que prejudicam o meio ambiente. “Ao transformar a forma como vemos a natureza, podemos reconhecer seu verdadeiro valor. Ao refletir esse valor em políticas, planos e sistemas econômicos, podemos canalizar investimentos para atividades que restauram a natureza e somos recompensados ​​por isso ”, acrescentou.

Associated Press, Guardian e Reuters deram mais detalhes sobre o relatório e a fala de Guterres.

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar