Ceará anuncia usina de hidrogênio verde em parceria com australianos

hidrogênio verde

A australiana Enegix assinou uma parceria com o governo do Ceará para construir uma enorme planta para produção de hidrogênio. Eles dizem já ter garantido o contrato de 3,4 GW de fontes renováveis para alimentar os eletrolisadores e dizem que o desenho é escalonável para chegar a 100 GW no futuro. O anúncio feito na semana passada fala de um investimento de US$ 5,4 bilhões a serem captados pelos australianos.

Marina Falcão, no Valor, conta que o Ceará foi escolhido pelo Porto de Pecém ser uma das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) estratégicas para o país. O Nordeste abriga a maior capacidade instalada de eólicas e tem tudo para ser o principal hub de plantas solares. Além disso, os australianos estão mirando a proximidade com os mercados dos EUA, Europa e – via Panamá – Ásia, que deverão disparar nos próximos anos. O anúncio não indicou quando a planta começará a ser construída, nem quando estará operando. O anúncio também saiu no O Povo e na H2 Bulletin.

Vale ler outra matéria do Valor falando da importância que o Brasil poderá ter no mercado global de hidrogênio. A matéria também informa que, no final do ano, um consórcio de empresas e o governo da Arábia Saudita anunciaram a construção de uma planta de hidrogênio de 4 GW a ser posta em operação em 2025.

Em tempo: A Europa está pulando na frente na economia do hidrogênio. Os planos para 2050 são de instalar 40 GW de eletrolisadores, mas, mais do que isso, ter toda uma infraestrutura de importação e distribuição em toda a região. A Reuters deu a notícia.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)