Conselho de Segurança da ONU discute as ameaças da crise climática à paz mundial

Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da ONU realiza hoje (23/2) uma cúpula virtual de líderes mundiais para discutir as implicações da mudança do clima para a paz mundial. O encontro foi convocado pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que exerce a presidência rotativa do colegiado. Além de Johnson, participarão da sessão o presidente francês Emmanuel Macron; o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry; o ministro chinês de relações exteriores, Wang Yi; e lideranças de outros países membros do Conselho, como Irlanda, Vietnã e Noruega.

Como a AFP ressaltou, o tema despertava mais polêmicas dentro do Conselho no passado, mas aos poucos países antes reticentes à discussão sobre clima no órgão, como China e Rússia, começam a demonstrar maior abertura para o debate. Ainda assim, a reunião se concentrará especificamente nos aspectos de segurança da mudança do clima, com pouca disposição para se abordar tópicos mais espinhosos nessa agenda, como financiamento, adaptação e as negociações para implementação do Acordo de Paris. O G1 publicou a tradução desta reportagem.

Representantes de países mais pobres e vulneráveis e ativistas climáticos reforçam a importância do Conselho finalmente considerar a questão da adaptação climática dentro da promoção da estabilidade e da paz mundial. Na Reuters, a ativista iemenita Tawakkol Karman e Patrick Verkooijen (Global Center on Adaptation) destacaram a relevância da adaptação climática como uma ferramenta para a redução de risco de conflitos armados e guerras civis. “Bem executada, a adaptação reduz a exclusão social e as desigualdades ao promover meios de subsistência sustentáveis e mecanismos de enfrentamento mais fortes contra choques climáticos severos”, escreveu Karman, Prêmio Nobel da Paz de 2011. “Soluções baseadas na natureza, como plantio de árvores e bom gerenciamento de água reduzem o potencial de conflito por recursos escassos”.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)