Estudo sugere taxação de viagens aéreas internacionais para destravar financiamento climático

22 de fevereiro de 2021

Estudo de pesquisadores europeus propôs um caminho alternativo para que os países ricos aumentem o nível do financiamento climático para mitigação e adaptação em nações pobres: aumentar o imposto da aviação internacional. Como explicou Fiona Harvey, no Guardian, os autores argumentam que a cobrança de taxas em voos internacionais pode fornecer um fluxo mais constante de financiamento no curto prazo, o que pode ser importante para destravar o financiamento climático.

A análise apontou também problemas graves nos métodos de contabilização do financiamento climático, que estão prejudicando a liberação de recursos para os países pobres e contribuindo para minar a confiança por parte deles nos compromissos do Acordo de Paris. “Não há um sistema de contabilidade claro. As definições do que constitui financiamento climático são vagas e existem muitas falhas e discrepâncias”, afirmou Romain Weikmans, da Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e um dos autores do estudo.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar