Governadores da Amazônia querem criar fundo internacional para preservação da floresta 

governadores da Amazônia

Os governadores da Amazônia Legal estão se articulando para criar um fundo internacional com multidoadores para financiar projetos de conservação florestal e desenvolvimento sustentável na região, informou o Valor. Com o congelamento do Fundo Amazônia há quase dois anos, precipitado por desavenças causadas pelo ministro Ricardo Salles com os governos da Alemanha e Noruega, os estados amazônicos estão tentando “driblar” o mau humor internacional com o governo Bolsonaro e dialogando diretamente com potenciais doadores no exterior.

O governador Flávio Dino (Maranhão) quer priorizar o financiamento externo para a remuneração dos serviços ambientais prestados pela floresta, regulamentada pelo Congresso no começo do ano. “Queremos mostrar que há atores no país que defendem a agenda ambiental e que temos que buscar o diálogo”, disse Dino. “Claro que tem gente no Brasil que quer desmatar e tocar fogo em tudo. Mas a imensa maioria do povo brasileiro pensa corretamente”.

Em tempo: A Concertação pela Amazônia reuniu ontem (22/2) lideranças empresariais, pesquisadores, ambientalistas e políticos dos estados amazônicos para discutir os planos do governo Biden para auxiliar nos esforços de preservação na Amazônia. O ex-negociador-chefe de Obama para o clima, Todd Stern, apresentou uma proposta de proteção para a Amazônia com foco na criação de um fundo internacional para financiar a conservação florestal na região e o uso da política comercial como instrumento de reforço à fiscalização e ao controle das cadeias de fornecimento para o mercado norte-americano. A proposta foi submetida à Casa Branca no mês passado por um grupo de ex-negociadores e diplomatas norte-americanos para apoiar a formulação da política do novo governo para a Amazônia e o Brasil. O Valor deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)