Pela 1ª vez, navio comercial cruza Rota do Mar do Norte no auge do inverno

Rotas do Mar do Norte

O que parecia impensável há algumas décadas virou realidade: a Rota do Mar do Norte foi feita com sucesso pela 1ª vez por um navio comercial no mês de fevereiro, em pleno inverno ártico. A viagem de ida e volta foi feita pela embarcação Christophe de Margerie entre Jiangsu (China) e o remoto terminal ártico de Sabetta, na Península de Yamal, no norte da Rússia. O navio, que transporta gás natural liquefeito (GNL), saiu do porto russo no último dia 27 e chegou na sexta-feira passada (19/2) ao destino, com o apoio de um navio-quebrador de gelo. A empresa responsável pela operação, Sovcomflot, celebrou a viagem e destacou que a janela de navegação comercial no Ártico russo pode ser estendida significativamente, com circulação mesmo durante o inverno.

Como destacou a Bloomberg, a viagem aconteceu depois de um ano de condições extraordinariamente quentes no Ártico, o que causou ondas de choque por todo o mundo – desde a tempestade de neve que cobriu a Espanha em janeiro até a onda de ar frio que varreu a América do Norte nas últimas semanas. O Ártico está esquentando duas vezes mais rápido do que o resto do mundo.

Em tempo: Das 32 estações americanas de monitoramento de marés, 25 detectaram que não só o nível do mar subiu, como esta elevação está se acelerando: a taxa de elevação foi maior em 2019 do que nos anos anteriores. As estações estão espalhadas desde o Alasca até a Califórnia, no Oceano Pacífico, e ao longo do Golfo do México e da Flórida até a fronteira com o Canadá, no Oceano Atlântico. Também foi confirmada a previsão dos modelos climático-oceanográficos quanto ao Pacífico estar subindo mais lentamente do que o Atlântico. Os dados foram coletados pelo VIMS (Virginia Institute of Marine Science) e foram comentados na Science Alert.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)