Ex-colaboradores da Tesla criam empresa bilionária para concorrer pelo mercado de carros elétricos

ex-funcionários Tesla Lucid

Uma característica peculiar da indústria digital tem sido sua capacidade de multiplicar empreendimentos de diferentes tipos, muitas vezes geminados dentro de uma empresa. É o caso do PayPal, que “formou” diversos empreendedores que fizeram fortuna depois com a criação de outras empresas, como Yelp e LinkedIn. O mesmo está acontecendo no mercado de carros elétricos: ex-funcionários da Tesla de Elon Musk se uniram para lançar uma nova montadora de carros elétricos para concorrer com seu ex-patrão.

Com foco em carros de luxo, a startup Lucid Motors é chefiada por Peter Rawlinson, que trabalhou como engenheiro-chefe da Tesla. Por ora, a empresa ainda está em fase de implementação, mas isso deve mudar nos próximos meses. Nesta semana, Rawlinson anunciou um acordo de “fusão reversa” com a Churchill Capital Corp IV. O negócio proporcionará à Lucid cerca de US$ 4,4 bilhões, que serão aplicados na expansão de sua fábrica no estado norte-americano do Arizona e na aceleração do processo de desenvolvimento e lançamento de novos modelos elétricos. Forbes e Olhar Digital repercutiram o anúncio e os planos da Lucid para entrar no mercado automobilístico elétrico.

Em tempo: A montadora japonesa Honda anunciou o nome de Toshihiro Mibe como seu novo presidente. Mibe, que assumirá o cargo em abril, é chefe da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, onde ele encabeçou projetos de desenvolvimento de motores elétricos e redução de poluentes em motores a combustão. Essa decisão foi percebida pelo mercado como um indício do interesse da Honda em reforçar seus investimentos na produção de modelos elétricos nos próximos anos. No ano passado, a montadora se comprometeu a neutralizar suas emissões de carbono até 2050, em linha com a meta climática do governo japonês. O Valor repercutiu essa notícia.

 

ClimaInfo, 24 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)