Califórnia inaugura 1ª linha de produção de massa de veículos solares

veículos elétricos

Uma startup californiana promete entrar no mercado automobilístico com um modelo de veículo 100% alimentado por energia solar com um preço atraente para os consumidores dos EUA: US$ 25,9 mil (cerca de R$ 145 mil). Segundo a Aptera Motors, o veículo tem um modelo ultra-aerodinâmico de três rodas e é equipado com cerca de 10 metros quadrados de placas fotovoltaicas, que fornecerão energia suficiente para, em um dia claro, percorrer até 60 km diariamente – mais do que o dobro da distância percorrida todos os dias pelo consumidor médio norte-americano.

Como o Washington Post destacou, o visual do carro da Aptera pode não agradar alguns consumidores – “um cruzamento entre o Fusca e o Batmóvel” – mas o impulso recente em prol da eletrificação da frota de automóveis nos EUA, com o barateamento dos modelos elétricos e os incentivos anunciados pelo governo Biden, pode mudar esse jogo. A expectativa é de que o modelo solar da Aptera chegue ao mercado ainda neste ano, após a finalização dos testes de segurança exigidos nos EUA.

Em tempo: Enquanto os elétricos ganham força e popularidade no exterior, a evolução dos elétricos é lenta no Brasil  – e bem mais complicada em termos econômicos e regulatórios. A Época Negócios analisou os entraves para a promoção dos carros elétricos no país, destacando o peso dos impostos e a debandada de montadoras do país, que puxam os preços para cima com o dólar mais alto. A falta de incentivos e de uma política orientada para apoiar o desenvolvimento tecnológico no setor repelem as montadoras e deixam o Brasil fora do mapa estratégico dessas companhias.

 

ClimaInfo, de março de 2021.021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)