Volvo pretende eletrificar 100% de seus modelos até 2030

Volvo

A montadora sueca Volvo entrou pesado na briga entre as gigantes do setor automotivo pelo mercado de carros elétricos. Ontem (2/3), a companhia anunciou que pretende eletrificar toda a sua linha de veículos novos ao longo da próxima década, com o objetivo de vender somente modelos elétricos até 2030. “Mudança do clima é o teste de segurança final” para a indústria automobilística, destacou Håkan Samuelson, CEO da Volvo. “Se você quiser entrar no jogo, terá que se transformar rapidamente. Do contrário, você fica preso a um segmento que está encolhendo [motores a combustão]”.

A meta da Volvo é um pouco mais ambiciosa que a da General Motors, que confirmou no mês passado o objetivo de chegar a 100% de modelos elétricos globalmente até 2035. Segundo o NY Times, a estratégia da Volvo está alinhada com a sua maior acionista, a chinesa Geely Holding, que deverá colaborar com a montadora nesse impulso para a eletrificação. Outra mudança prevista nesta estratégia está na venda ao consumidor final: a Volvo pretende abandonar as concessionárias físicas e vender seus carros exclusivamente pela internet.  BBC, CNN Brasil, Financial Times e Guardian também abordaram a decisão da Volvo.

Em tempo: Segundo a Reuters, o governo indiano está preparando um pacote de incentivos para atrair uma fábrica de carros elétricos da Tesla no sul do país. No mês passado, a montadora norte-americana abriu uma empresa na Índia, o primeiro passo para a entrada de seus carros no vasto mercado indiano. A ideia das autoridades de Nova Déli é oferecer benefícios para baratear a operação da Tesla no país, possivelmente com um custo ainda mais baixo que o registrado na China, onde hoje a empresa monta seus veículos.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)