Amazônia-1: INPE divulga primeiras imagens e diz que satélite está estabilizado

4 de março de 2021

Ao que parece, não passou de um susto a dúvida sobre a situação do satélite brasileiro Amazônia-1, recém-lançado na órbita terrestre. Rastreadores de satélite nos EUA e na Itália tinham apontado que o equipamento poderia estar fora de controle, girando em torno de si mesmo, o que inviabilizaria seu uso para monitoramento da superfície do planeta. Segundo o diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin, “não há registro de qualquer intercorrência” com o satélite, o 1º totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil depois de décadas de pesquisa e investimentos. O INPE também divulgou as primeiras imagens captadas pelo Amazônia-1.

De acordo com Nardin, o satélite passa por uma fase de qualificação, na qual todos os subsistemas do equipamento – como bateria, painéis e câmera – são testados pela equipe do INPE em São José dos Campos (SP). “Essa fase inicial leva até o dia 15 de março, aí teremos a primeira imagem definitiva, oficial do INPE”, completou.

No blog Mensageiro Sideral (Folha), Salvador Nogueira apurou que o satélite foi mesmo injetado em órbita com velocidade de rotação mais alta do que o esperado, mas isso já teria sido estabilizado. Agência Brasil, Gizmodo e O Globo também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 5 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar