Na Amazônia, São Félix do Xingu emite mais carbono que o Chile inteiro, destaca SEEG

4 de março de 2021

Os dez municípios brasileiros que mais emitiram carbono em 2018 totalizaram 172 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) – um volume superior às emissões de países inteiros, como Peru, Bélgica e Filipinas. O dado foi destacado pelo SEEG Municípios, uma iniciativa inédita do Observatório do Clima que calculou as emissões de carbono de todos os 5.570 municípios brasileiros entre os anos de 2000 e 2018, cobrindo de mais uma centena de fontes de emissões nos setores de energia, transporte, indústria, agropecuária, tratamento de resíduos e mudança de uso da terra e florestas.

Como Carolina Dantas destacou no G1, do top 10 de municípios que mais emitiram carbono em 2018, sete estão localizados na Amazônia. Os três que lideram esse ranking – São Félix do Xingu e Altamira (PA), e Porto Velho (RO) – são os mesmos que registraram as maiores taxas de desmatamento nos últimos dois anos. Só o município com mais emissões de carbono do Brasil, São Félix do Xingu, foi responsável por quase 30 milhões de tCO2e; se fosse um país, ele seria o 111º do mundo em emissões, à frente de Uruguai, Noruega, Chile, Croácia, Costa Rica e Panamá. Daniela Chiaretti, no Valor, e Mariana Grilli, no Globo Rural, repercutiram esse dado.

Completam a lista dos dez municípios com mais emissões de carbono São Paulo (SP), Pacajá (PA), Colniza (MT), Lábrea (AM), Novo Repartimento (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Serra (ES). Se o desmatamento é o principal responsável pelas emissões nos municípios amazônicos, o setor de energia (em especial, os transportes) se destaca como o principal fator de emissão nas grandes cidades, principalmente nas capitais. Outra fonte de emissões nas regiões urbanas do país é a de tratamento de resíduos. O Globo e Projeto Colabora também repercutiram os dados do SEEG Municípios.

 

ClimaInfo, 5 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar