Estudo reforça conexão entre mudança do clima e intensificação de tempestades tropicais no Atlântico

mudança do clima tempestades tropicais

As cinzas e toneladas de aerossóis de sulfato provenientes de erupções vulcânicas esfriam a atmosfera ao absorver a radiação solar antes que esta aqueça a superfície da Terra. Cientistas colocaram uma lupa no histórico de milênios de erupções e descobriram que uma oscilação de temperaturas no Atlântico, até então atribuída ao aquecimento global, na verdade, se deve às erupções ocasionais de vulcões.

Um dos climatólogos mais respeitados, Michael Mann – e colegas-, publicaram na Science, um trabalho dizendo que a “oscilação multidecadal do Atlântico” é consequência das perturbações provocadas pelos vulcões e não do aquecimento global.

No entanto, há um claro aumento no número e intensidade dos furacões que atravessam o Atlântico. Furacões surgem da combinação de temperaturas mais elevadas e de correntes de vento na superfície do oceano. A “oscilação” de Mann era tida como uma das causas naturais deste aumento de furacões. Sem a “oscilação”, na lista de culpados sobra apenas o aquecimento global provocado pela atividade humana. Bloomberg, Washington Post e CBS comentaram.

 

ClimaInfo, 8 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)