O governo de Minas Gerais assinou na semana passada um protocolo de intenções com a montadora Bravo Motor para instalar uma fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê investimentos de R$ 25 bilhões pelos próximos nove anos. Caso saia do papel, espera-se que a fábrica inicie suas operações e o processo de produção entre 2023 e 2024, com capacidade produtiva anual de 22,7 mil unidades de veículos e 43,7 mil unidades de packs de baterias. Segundo o CEO da montadora, Eduardo Javier Muñoz, entre 70% e 80% dos recursos virão de investidores estrangeiros; ainda assim, a empresa negocia com o BNDES e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) uma linha de crédito para facilitar os investimentos. Reuters e Valor deram mais detalhes.
Enquanto isso, a alemã Volkswagen apresentou uma estratégia corporativa para acelerar o processo de transição de sua linha de veículos para modelos elétricos. O objetivo da companhia é fazer com que os carros elétricos representem 70% do total das vendas na Europa até 2030. A VW também anunciou planejar o investimento no desenvolvimento de modelos autônomos, de olho nos movimentos recentes de gigantes da Big Tech, como Apple e Google, nesse mercado nascente. Bloomberg, Forbes e Reuters destacaram o anúncio. Ao mesmo tempo, como o UOL destacou, os planos da montadora para a América do Sul são bem menos otimistas: além de não citar a eletrificação, a direção da Volks confirmou que está pensando em um processo de reestruturação das operações da companhia no continente, por conta da crise econômica – o que é uma péssima notícia para o Brasil, que já perdeu a Ford nos últimos meses.
ClimaInfo, 8 de março de 2021.
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