Oposição questiona repasse de R$ 19 milhões do Ibama à PM de São Paulo

9 de março de 2021

Parlamentares do PSOL protocolaram uma ação popular na Justiça Federal de São Paulo questionando a decisão do Ibama de destinar R$ 19 milhões decorrentes de um processo de conciliação de multas ambientais para a Polícia Militar do estado. A ação pede a anulação imediata desta decisão, já que esse montante – quase 90% do total pago pela empresa Log-In – contraria regras federais sobre o tema. André Borges deu mais detalhes sobre essa notícia no Estadão.

No mês passado, abordamos aqui esse acordo e destacamos o conflito de interesses entre as partes – já que órgãos ambientais federais como Ibama e ICMBio foram aparelhados nos últimos anos por oficiais da reserva da PM de SP e de outras corporações militares. Em tese, os recursos decorrentes do pagamento de multas ambientais devem ser destinados ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e ao Tesouro Nacional. Enquanto o Ibama destina recursos para outros órgãos, ele segue à míngua, reflexo da redução significativa do orçamento federal para o ministério do meio ambiente.

 

ClimaInfo, 10 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar