Crescimento recorde da geração eólica em 2020

recorde geração eólica

A expansão das plantas eólicas no ano passado quebrou todos os recordes mundiais e regionais. Foram adicionados quase 100 GW de capacidade no mundo todo. Só na China foram quase 58 GW – mais do que foi instalado no mundo todo em 2019. Por aqui, foram mais 2,3 GW que entraram em operação. No total do continente americano foram adicionados mais 22 GW, um aumento de mais de 60% em relação à expansão em 2019. A capacidade de todas as plantas no continente chegou a quase 170 GW.

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) comemorou os recordes e destacou sua importância para a geração de empregos e renda. A Bloomberg publicou um artigo sobre os recordes e outro sobre a competição entre fabricantes, noticiando que a GE ultrapassou a Vestas e assumiu o primeiro posto no ranking.

O The Guardian  comentou a expansão das eólicas, mas destacou que a contrapartida do crescimento explosivo das eólicas na China é a importância do carvão para o país. A China é sede de 90% das térmicas a carvão em construção no mundo e da metade da capacidade global de geração. E o recente plano quinquenal anunciado na semana passada passou ao largo da questão do carvão.

 

ClimaInfo, 15 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)