Mineradora russa paga US$ 2 bilhões em multas por derramamento de óleo no Ártico

14 de março de 2021

O governo da Rússia impôs uma multa recorde de US$ 2 bilhões à mineradora Norilsk Nickel, maior produtora mundial de níquel e paládio, por conta de um enorme vazamento de petróleo no norte do país, na região do círculo polar ártico em maio do ano passado. Segundo autoridades russas, o vazamento foi causado pelo colapso de um tanque de combustível, que liberou mais de 20 mil toneladas de diesel e contaminou uma área de cerca de 350 km2, um dos maiores desastres ambientais da história do país. A multa é a maior já emitida por danos ambientais na Rússia.

Investigadores apontaram que o colapso do tanque pode ter sido causado pelo derretimento do permafrost, a camada de solo congelada característica da região. Com o processo de degelo, intensificado pelo aquecimento registrado no Ártico nos últimos anos, as estruturas construídas na superfície estão cada vez mais expostas a riscos de desmoronamento e afundamento. A BBC repercutiu a multa e as causas do desastre no norte na Rússia.

 

ClimaInfo, 15 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar