Polêmica: negacionista do clima escolhido para direção da OCDE

14 de março de 2021

O ex-ministro de finanças da Austrália, Mathias Cormann, foi eleito para a direção da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tido como o “clube” das economias desenvolvidas. A escolha foi polêmica, já que Cormann fez carreira na política australiana na década passada com posições negacionistas sobre a crise climática – exatamente uma das prioridades políticas dos países da OCDE nas próximas décadas.

O Guardian repercutiu a ira de ambientalistas e ativistas climáticos, que seguem duvidando das credenciais verdes de Cormann para chefiar a OCDE. Para Jennifer Morgan, diretora-executiva do Greenpeace Internacional, a escolha de Cormann diminui a confiança de que a OCDE possa ser uma liderança no enfrentamento da crise climática.

Questionado, o novo secretário-geral da OCDE tentou minimizar o desconforto e reforçou o compromisso da entidade em apoiar os esforços climáticos dos países-membros. A vitória do australiano foi vista como resultado da articulação de última hora feita pelo governo conservador de Scott Morrison, que conseguiu angariar o apoio de aliados importantes como Estados Unidos e Reino Unido. Financial Times e Reuters também repercutiram a eleição de Cormann para comandar a OCDE.

 

ClimaInfo, 15 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar