“O tempo está se esgotando”, alerta presidente da COP26 sobre ação climática

COP26 crise climática

Depois de realizar um tour internacional nas últimas semanas, o presidente-indicado da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP26), Alok Sharma, fez no Guardian um balanço de suas conversas, destacando a urgência de mais ambição climática por parte dos países para se viabilizar os objetivos do Acordo de Paris. “O mundo está se movendo em direção a um futuro de baixo carbono, com energia limpa agora como a fonte de eletricidade mais barata. Mas o ritmo da mudança precisa aumentar. Globalmente, devemos reduzir as emissões pela metade apenas na próxima década”, argumentou Sharma. “Isso significa agir hoje”.

No texto, o futuro chefe da COP26 destaca as prioridades políticas da Conferência: a descarbonização da economia global até 2050; avanços na adaptação aos efeitos da mudança do clima, especialmente nos países mais vulneráveis a eventos extremos; o destravamento de financiamentos climáticos; e o engajamento da iniciativa privada e de outros atores não-governamentais na luta climática.

Falando em COP, segundo o jornal The Scotsman, o principal representante do governo escocês para o clima, Gerard Howe, confirmou que a Conferência de Glasgow deve mesmo acontecer de forma presencial em novembro. A viabilidade do encontro vem sendo questionada nos bastidores, especialmente por causa da demora do processo de vacinação na maior parte dos países, especialmente aqueles mais pobres.

 

ClimaInfo, 19 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)