Senador “dinheiro na cueca” era dono de avião que operava em garimpo ilegal na Amazônia

garimpo ilegal Amazônia

A movimentação aérea sobre a Terra Indígena Yanomami vem se intensificando nos últimos tempos, um reflexo do avanço do garimpo ilegal no território. Uma das aeronaves que está operando na região está no nome do senador Chico Rodrigues (RR), ex-vice-líder do governo Bolsonaro no Congresso Nacional e célebre por ter sido preso no ano passado tentando esconder dinheiro na cueca. Segundo a Repórter Brasil, o avião de prefixo PT-KEM, à época de propriedade de Rodrigues, foi identificado entre 2018 e 2019 na área da TI Yanomami, como consta em quatro denúncias feitas por grupos indígenas à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal em Roraima.

Rodrigues é um entusiasta do garimpo na Amazônia. Lideranças indígenas denunciaram a presença do senador em áreas de garimpo ilegal na TI Raposa Serra do Sol. No ano passado, enquanto ainda era vice-líder de Bolsonaro, Rodrigues chegou a filmar uma dessas visitas, elogiando o “trabalho fabuloso” e “sem danos ambientais” que estava sendo feito pelos criminosos. Questionado sobre o avião, o senador disse que a aeronave não estava mais sob seu nome na época desse episódio; no entanto, documentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam que o equipamento ainda era propriedade do senador.

Em tempo: Na semana passada, mais detalhes surgiram sobre o caso do piloto Antonio Sena, que resistiu por 36 dias sozinho em uma das áreas mais remotas da Amazônia antes de ser resgatado no último dia 6. Na Folha, Fabiano Maisonnave revelou que Sena fora contratado para dar suporte logístico ao garimpo ilegal denominado Treze de Maio, localizado dentro da Reserva Biológica (REBIO) Maicuru, no norte do Pará. No voo de 28 de janeiro, ele levava mantimentos e óleo diesel para um dono de garimpo em Alenquer (PA), de apelido Tchau. A Polícia Federal abriu inquérito sobre o caso. O El País Brasil também repercutiu a saga do piloto e as conexões desse episódio com o garimpo ilegal na Amazônia.

 

ClimaInfo, 22 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)