O que é melhor: ajudar ou deixar a floresta se regenerar sozinha?

24 de março de 2021

Em uma área recém-desmatada na Malásia, pesquisadores deixaram a mata se regenerar sozinha em um pedaço e, na outra parte, promoveram uma restauração ativa, plantando árvores e eliminando ervas e trepadeiras indesejadas. Ambas foram protegidas contra incêndios e, claro, desmatadores. Ao final de 20 anos, a mata plantada estava fixando 50% mais carbono do que a autorregenerada.

Os pesquisadores supõem que o principal motivo foi a baixa dispersão de sementes na primeira área. Ao desmatar as grandes árvores, reduz-se o número de animais grandes o suficiente para dispersar suas sementes, como antas e tucanos. Assim, as sementes alcançam poucos metros da árvore mãe e, na área de regeneração natural, a densidade de grandes árvores foi bem menor do que na área plantada. Os resultados da pesquisa saíram na Science em 2020. Agora, os autores publicaram um artigo interessante a respeito na Conversation.

O INPE e a Universidade de Bristol estudaram a regeneração natural em lugares diferentes da Floresta Amazônica. Os pesquisadores mostraram que em áreas que sofreram queimadas ou que foram desmatadas repetidamente, o crescimento foi entre 20% a 55% menor do que em áreas menos destruídas. A importância da restauração florestal é cada vez maior dado seu papel de remoção do CO2 da atmosfera, e o desmatamento predatório é um duplo obstáculo à regeneração. O trabalho saiu na Nature e foi comentado na Science Daily.

Lembrando que a ONU declarou os dez anos entre 2021 e 2030 como a “Década da Restauração”.

 

ClimaInfo, 25 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar