ONU: Povos Indígenas são os melhores Guardiões das Florestas na luta contra a mudança do clima

26 de março de 2021

Um novo relatório divulgado nesta 5ª feira (25/3) pela ONU reforçou a conexão entre Terras Indígenas e conservação florestal na América Latina e no Caribe. Segundo análise conduzida pela Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC), as taxas de desmatamento são significativamente mais baixas em territórios indígenas onde os governos reconheceram formalmente os direitos coletivos à terra. Nesse sentido, o relatório destacou o papel dos indígenas como os melhores “Guardiões da Floresta”: na Amazônia, por exemplo, quase metade (45%) das florestas intactas se encontra em territórios indígenas.

“Enquanto a área de floresta intacta diminuiu apenas 4,9% entre 2000 e 2016 nas áreas indígenas da região, essa taxa superou os 11% nas áreas não-indígenas”, explicou Myrna Cunningham, presidente do FILAC. No Brasil, a diferença entre o desmatamento dentro e fora de Terras Indígenas é de cerca de 2,5 vezes. Ao todo, os territórios indígenas evitaram emissões entre 43 e 60 milhões de toneladas de CO2 equivalentes a cada ano na Bolívia, Brasil e Colômbia, o mesmo que retirar de circulação cerca de 13 milhões de automóveis por ano. Os territórios indígenas também oferecem um custo-benefício mais interessante em termos de proteção ambiental. De acordo com o relatório, os custos de proteção de Terras Indígenas são de 5 a 42 vezes menores do que os custos médios de CO2 evitados por meio de captura e armazenamento de carbono fóssil.

No Brasil, veículos como Agência Pública, Deutsche Welle, Direto da Ciência, O Globo, Valor e Veja repercutiram o relatório da FAO, que também foi destacado no exterior por AFP, Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 26 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar