2º maior sumidouro de carbono pode estar diminuindo

sumidouro de carbono

A capacidade de absorção de carbono pelo solo pode estar diminuindo conforme aumenta a concentração de CO2 na atmosfera, ao contrário do que nossa intuição diria. Estima-se que o maior sumidouro de carbono do mundo, o oceano, retenha quase 38 trilhões de toneladas de carbono. O segundo, os solos que compõem os continentes, outros 12 trilhões. 30% do que a humanidade emite anualmente é removido pelos primeiros metros de solo – aliás, usando plantas e o restante da biosfera como intermediário.

Sabe-se que um aumento na concentração de CO2 na atmosfera aumenta sua absorção pela vegetação. Para entender o quanto desse carbono é transferido para o solo, pesquisadores do Woods Hole Institute reviram mais de 100 trabalhos científicos e concluíram que o mundo é mais complicado do que parece. Um pequeno aumento na concentração de CO2 aumenta, também, a quantidade de carbono fixado no solo. Mas com um aumento maior, o solo passa a liberar mais CO2 do que consegue fixar. O resultado é importante porque os modelos matemáticos usados pela climatologia assumem que a capacidade do sumidouro solo aumenta com a concentração de CO2 na atmosfera. Agora, precisarão rever as contas.

O trabalho foi publicado pela Nature e foi considerado importante o suficiente para ser comentado na própria Nature. O The Guardian também destacou esse resultado.

 

ClimaInfo, 29 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)