Estudo: aceleração do aquecimento global está prejudicando produtividade agrícola

produtividade agrícola

A elevação da temperatura média da Terra, causada pela concentração crescente de gases de efeito estufa na atmosfera, está afetando a produção dos sistemas agrícolas mundiais, com uma queda acentuada nos níveis de produtividade. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA), nem mesmo o avanço tecnológico recente, que resultou no aumento da produção de alimentos nas últimas décadas, foi capaz de compensar as perdas decorrentes do aquecimento: desde 1961, a produtividade caiu 21% em comparação com os níveis que poderiam ser atingidos em uma situação sem aquecimento.

Esse dado evidencia o tamanho do desafio da humanidade neste século: segundo a ONU, a produção de alimentos precisará crescer 70% até 2050 para conseguir alimentar as nove bilhões de pessoas que habitarão o planeta em 30 anos. Considerando a provável intensificação do aquecimento nas próximas décadas, os sistemas agrícolas globais enfrentarão uma situação dramática para conseguir dar conta da demanda por alimentos.

O estudo ressalta que o uso de novas áreas para produção agrícola, com desmatamento de florestas nativas, não somente será incapaz de aumentar a produtividade global como também criará problemas adicionais que prejudicarão a produtividade das lavouras nos médio e longo prazos.

A pesquisa foi publicada na Nature Climate Change e foi destacada com mais detalhes pelo Guardian.

 

ClimaInfo, 6 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)