Dívida externa e mudança do clima, uma receita desastrosa para países pobres

8 de abril de 2021

Belize, Fiji e Moçambique têm pouca coisa entre si, mas um problema coloca os três no mesmo bote furado no meio do oceano da mudança do clima: uma enorme dívida externa. Esses países enfrentam os impactos da intensificação de eventos climáticos extremos, mas a falta de recursos e o “nome sujo na praça” dificultam esses esforços e impõem um desafio adicional à adaptação deles à crise climática. Com a pandemia, a situação ficou ainda mais delicada.

O NY Times abordou essa questão, destacando uma análise recente do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional que identifica a combinação de dívida, mudança climática e degradação ambiental como “um risco sistêmico para a economia global, que pode desencadear um ciclo que deprime receitas, aumenta gastos e exacerba vulnerabilidades climáticas e naturais”. Nos últimos meses, por causa da pandemia, essas instituições têm procurado convencer os principais credores globais a facilitar as condições para financiamento e quitação de empréstimos para países mais pobres e vulneráveis. A ideia é se chegar a um pacote internacional para financiar uma recuperação verde nessas nações mais vulneráveis antes da Conferência do Clima de Glasgow (COP26), programada para novembro de 2021.

Em tempo: O fundo soberano da Noruega, financiado pelos royalties da exploração de petróleo no país, realizou neste mês seu primeiro investimento em infraestrutura renovável. De acordo com o Financial Times, o fundo injetou cerca de 1,4 bilhão de euros para comprar 50% de participação em um parque eólico holandês de propriedade da empresa dinamarquesa Orsted. Segundo determinação do parlamento norueguês, o fundo poderá investir cerca de US$ 14,2 bilhões nos próximos meses em projetos de energia renovável, em uma tentativa de distanciar o portfólio de investimentos soberanos do setor petrolífero.

 

ClimaInfo, 8 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar