Greta Thunberg defende vacinação contra COVID-19 em países pobres como condição para realização da COP26

Greta Thunberg

A ativista Greta Thunberg afirmou à BBC que, por ora, não tem planos para participar da próxima Conferência da ONU sobre o Clima, a COP26, programada para o mês de novembro em Glasgow, na Escócia. Segundo a jovem, o encontro deveria ser adiado, já que as perspectivas para a realização de um evento presencial, com a participação de milhares de pessoas de todo o mundo, são cada vez menores.

Entre os pontos destacados por ela, está a lentidão da vacinação nos países mais pobres, o que inviabiliza na prática qualquer possibilidade de viagem para o continente europeu por parte de seus representantes oficiais e observadores da sociedade civil. “Isso precisa acontecer da maneira certa. Claro, o melhor a fazer seria vacinar todos o mais rápido possível para que possamos participar nas mesmas condições”, disse Greta.

A COP26 já foi adiada uma vez, no ano passado – ela estava marcada para acontecer em novembro de 2020. Nas últimas semanas, representantes da ONU e do Reino Unido discutiram a situação e as possibilidades para a realização de uma conferência presencial. De acordo com o governo britânico, a expectativa é por um evento físico, mas ainda não há uma decisão formal. Por um lado, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a retomada das conversas, mesmo que de maneira virtual, para agilizar as negociações e facilitar as coisas em Glasgow.

Por outro lado, governos de países mais pobres sofrem com dificuldades de comunicação e temem que conversas virtuais – ou mesmo presenciais, mas com participação reduzida e restrita apenas aos vacinados – restrinjam ainda mais as condições de negociação. A entrevista de Greta também foi abordada por AFP, Guardian, NY Times e Reuters.

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)