Ruralista deixa comando do Serviço Florestal Brasileiro, que será reestruturado

Serviço Florestal Brasileiro

Dois anos após sair do ministério do meio ambiente e ser incorporado à pasta da agricultura, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) passará por novas mudanças. De acordo com Rafael Walendorff no Valor, o ex-deputado federal Valdir Colatto deixará a direção do órgão e dará lugar a Pedro Neto, que atuava como secretário-adjunto de inovação, desenvolvimento rural e irrigação da ministra Tereza Cristina. Além da saída de Collato, o SFB deve perder uma das quatro diretorias que atualmente possui (administração e finanças), no sentido de agilizar uma das bandeiras da atual gestão na pasta: iniciar a análise do Cadastro Rural Ambiental, com o objetivo de facilitar processos de regularização fundiária.

Outras mudanças importantes também aconteceram no meio ambiente. Na última 6a feira, Ricardo Salles exonerou os superintendentes do Ibama em quatro estados – Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins. Segundo o ministério, a saída dos quatro se deu “a pedido”. Estadão, G1, Poder360 e O Globo deram mais detalhes.

Em tempo: O Valor destacou dados de uma pesquisa do Instituto Centro de Vida (ICV) sobre o acesso a informações ambientais e fundiárias em órgãos públicos responsáveis pela fiscalização na Amazônia Legal. A análise comparou o volume e a quantidade das informações apresentadas por órgãos ambientais e instituições fundiárias nos nove estados da Amazônia Legal e em órgãos federais. A conclusão é preocupante: tanto no nível dos estados como no da União, o poder público segue tropeçando com a falta de transparência sobre essas informações.

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)