Aliados de Biden pedem que EUA não cedam recursos financeiros a Bolsonaro sem redução do desmatamento

18 de abril de 2021

Um grupo de senadores do Partido Democrata divulgou uma carta na semana passada com pedidos para que o presidente Joe Biden condicione qualquer repasse de recursos financeiros ao Brasil à redução substancial do desmatamento na Amazônia. O documento é assinado por 15 dos 49 senadores aliados da Casa Branca no Congresso, entre eles os ex-presidenciáveis Bernie Sanders e Elizabeth Warren, além de Bob Menendez, presidente da comissão de relações exteriores do Senado norte-americano.

Na carta, os senadores citam a “retórica e as políticas de Bolsonaro” como fatores importantes para a expansão das atividades criminosas na floresta nos últimos anos, o que resultou no crescimento acentuado do desmatamento e das queimadas, bem como dos ataques aos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na Amazônia. O texto foi repercutido pela Associated Press, entre outros nos EUA, e destacado no Brasil por Valor e Veja, também entre outros.

Outra personalidade importante que se manifestou contra um acordo Brasil-EUA foi o cacique Raoni Metuktire. Em vídeo divulgado durante o Fórum Nacional em Defesa da Amazônia na 5a feira (15/4), Raoni pediu que Biden ignore os comentários de Bolsonaro sobre a questão ambiental e a situação dos Povos Indígenas brasileiros. “Se este presidente ruim falar alguma coisa para o senhor, ignore-o. Ele está querendo liberar o desmatamento nas nossas florestas, incentivando invasões nas nossas Terras”, disse o cacique. Estadão e G1 deram mais detalhes.

Em tempo: Enquanto Salles promete reduzir o desmatamento na Amazônia caso o Brasil receba US$ 1 bilhão dos EUA, o governo da Noruega assiste a essa novela com uma sensação de déjà vu. Há quase dois anos, Salles foi o principal responsável por travar o Fundo Amazônia, principal instrumento financeiro para apoiar os esforços de proteção ambiental na floresta brasileira. Agora, em meio à escalada da destruição florestal e das cobranças internacionais à atuação do Brasil, o ministro do meio ambiente da Noruega, Sveinung Rotevatn, reforçou que a condição para a retomada das doações para o Fundo continua sendo a mesma cobrada em 2019: resultados substanciais e concretos no combate ao desmatamento. “Diminuir o desmatamento no curto prazo é uma questão de vontade política, não de falta de financiamento adiantado”, disse à BBC Brasil.

 

ClimaInfo, 19 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar