Aumento de CO2 sobre Amazônia pode reduzir chuvas no bioma em mais de 10%

28 de abril de 2021

Um estudo conduzido por pesquisadores do INPE, da USP, da UNICAMP e da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) concluiu que a intensificação do aquecimento do planeta pode causar um impacto no regime de chuvas na Amazônia em níveis superiores ao do próprio desmatamento da floresta. Segundo a análise, um aumento de 50% nos níveis de CO2 na atmosfera pode levar a uma redução anual de 12% no volume de chuvas, acima da redução de 9% projetados em um cenário de transformação total da floresta em pastagem.

“Como o CO2 é um insumo básico da fotossíntese, quando ele aumenta na atmosfera há um impacto na fisiologia das plantas, o que pode ter um efeito cascata sobre a transferência de umidade das árvores para a atmosfera [transpiração], formação de chuvas na região, biomassa da floresta e uma série de outros processos”, explicou David Montenegro Lapola, professor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da UNICAMP, à Agência Fapesp. A pesquisa aponta também que os impactos do aquecimento podem diminuir significativamente as pretensões do Brasil de usar a floresta como fonte de captura de carbono para, assim, vender créditos de redução de emissões no mercado internacional.

O estudo foi publicado na revista Biogeosciences, com destaque na Globonews.

 

ClimaInfo, 28 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar