EUA: oposição republicana reage à agenda climática de Biden nos estados

Biden oposição Republicana

Com os republicanos em Washington ainda batendo cabeça por conta da sinuca-de-bico imposta pelo ex-presidente Donald Trump ao comando do partido, a oposição ao governo Biden nos EUA não está efetivamente acontecendo nos círculos de poder da capital norte-americana, mas sim nos estados, onde diversos governadores republicanos estão assumindo a linha de frente no embate com os planos climáticos da Casa Branca.

Em Wyoming – o maior produtor de carvão dos EUA, responsável por quase 40% do que é extraído anualmente no país – o governador Mark Gordon disse que o estado pretende entrar na Justiça contra outros estados que eventualmente impuserem barreiras à venda de carvão para geração elétrica. Segundo o Guardian, a Assembleia Estadual aprovou a criação de um fundo de US$ 1,2 milhão para financiar esses processos judiciais, resultado de pressão forte do setor carvoeiro, que vem sofrendo com a decadência na última década e que teme uma derrocada definitiva com os objetivos climáticos de Joe Biden. Em entrevista ao Financial Times, Gordon criticou as propostas do novo presidente norte-americano, falando em desemprego e miséria e argumentando que as medidas beneficiarão outros produtores de combustíveis fósseis, especialmente no Oriente Médio.

Outro estado que promete criar problemas para Biden é Louisiana. Até mesmo o governador democrata John Bel Edwards já afirmou publicamente que rejeita os planos da Casa Branca para restringir o uso de combustíveis fósseis nos EUA. No legislativo, a maioria republicana se mobiliza para impor restrições à aplicação de novas regras e políticas federais nesse tema no estado. O deputado republicano Danny McCormick apresentou na semana passada um projeto de lei que transformaria o estado em um “santuário dos combustíveis fósseis”. Outros legisladores também apresentaram propostas para rebater as determinações de Washington, como a desregulamentação do setor de petróleo e gás. Guardian e NY Times destacaram a oposição que se levanta neste estado sulista.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.