Franceses vão às ruas pedir mais ambição em lei climática de Macron

franceses nas ruas

Milhares de pessoas saíram às ruas de Paris e de outras cidades francesas no último domingo (9/5) para pedir por mais ambição nos compromissos e ações do governo do país contra a crise climática. Os protestos aconteceram depois de a Assembleia Nacional francesa aprovar um conjunto de medidas que internaliza a ação climática no ordenamento jurídico do país. Para os manifestantes, capitaneados por ativistas climáticos, os objetivos e ações delineados pela nova lei são insuficientes para que a França ajude o mundo a reverter o quadro de aquecimento do planeta.  Associated Press e Bloomberg destacaram as manifestações populares.

O protesto também exigiu a realização de um referendo nacional sobre a lei climática, conforme prometido pelo presidente do país, Emmanuel Macron. No fim de semana, um jornal francês relatou que o governo teria desistido da votação, por causa das dificuldades políticas que Macron deverá enfrentar na tramitação do projeto no Senado, que começa nesta semana. Questionado, o presidente francês reafirmou que pretende realizar o referendo – o que é tecnicamente incerto, já que não haveria tempo hábil para organizar a votação antes da eleição presidencial de 2022, daqui a um ano. O Le Monde repercutiu os protestos e a reação de ativistas e parlamentares à possibilidade de suspensão do referendo sobre a lei climática no país.

Em tempo: O naturalista britânico David Attenborough foi nomeado “Defensor do Povo” para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP26), programada para novembro em Glasgow, na Escócia. Uma das personalidades mais respeitadas do mundo, Attenborough vem atuando nos últimos meses para reforçar a gravidade da crise climática e a necessidade de ação imediata por parte dos governos. Sob a nova função, ele deverá participar de encontros e conversas diplomáticas ao longo dos próximos meses, auxiliando os esforços do governo britânico para garantir o sucesso das negociações climáticas no final do ano. Associated Press e Reuters deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.