Rumo à COP26: Reino Unido tenta mobilizar G7 para aumentar financiamento à ação climática

Reino Unido G7

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, aproveitou a primeira rodada de conversas presenciais entre representantes do G7, na semana passada, para reforçar o compromisso de incluir a questão climática na agenda de discussão do grupo, que se reúne formalmente  em junho em Cornwall, na Inglaterra.

Neste tópico, Johnson prometeu priorizar avanços no financiamento para ação climática nos países em desenvolvimento, um dos pontos mais complicados na agenda de negociação do Acordo de Paris. Para o líder britânico, o encontro do G7 é a grande oportunidade para destravar essas discussões e permitir um entendimento acerca do financiamento climático na Conferência de Glasgow (COP26), prevista para novembro. A Associated Press destacou as promessas de Johnson.

Já a Reuters destacou o pedido do secretário-geral da ONU, António Guterres, para que o G7 traga mais compromissos de financiamento à mesa de negociação em Glasgow no final do ano.

Outro evento importante no calendário da política climática aconteceu na semana passada: o Diálogo Climático de Petersberg, realizado pelo governo da Alemanha. A questão do financiamento climático também foi ressaltada no encontro virtual, que reuniu ministros de 40 países. O Climate Home repercutiu a frustração de alguns ativistas climáticos, que esperavam que a premiê Angela Merkel aproveitasse o evento para anunciar novos compromissos de financiamento por parte da Alemanha, na esteira das novas metas apresentadas pelo país na última semana. Merkel, que deixará o governo alemão em setembro, não quis se comprometer com novos montantes para financiar a ação climática nos países pobres. A Reuters também abordou os principais pontos do encontro de Petersberg.

Em tempo: O futuro presidente da COP26, Alok Sharma, reforçou no Diálogo de Petersberg que o Reino Unido segue planejando uma Conferência presencial em Glasgow, mesmo com a gravidade da pandemia em alguns países. Segundo ele, os organizadores da COP também estão pensando em cenários de contingência caso a situação se agrave ainda mais nos próximos meses. A AP destacou trechos da fala de Sharma.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.