Regeneração: florestas retomaram área do tamanho da França nos últimos 20 anos, diz estudo

11 de maio de 2021

Uma área de floresta do tamanho da França cresceu novamente em todo o mundo nos últimos 20 anos, destacou um levantamento internacional publicado nesta 3ª feira (11/5). Quase 59 milhões de hectares de floresta surgiram desde 2000, proporcionando o potencial de absorver e armazenar cerca de 5,9 gigatoneladas de dióxido de carbono – mais do que as emissões anuais dos EUA. Por outro lado, o levantamento também apontou que mais de 380 milhões de hectares de floresta foram perdidos nesse mesmo período, cerca de sete vezes a área verde regenerada.

Liderado pelo WWF Internacional, o estudo analisou dados de imagens de satélite e pesquisas de campo em dezenas de países. No Brasil, estima-se que mais de 4,2 milhões de hectares de floresta foram regenerados, com destaque para a Mata Atlântica. Além de identificar as áreas recuperadas, a pesquisa também elencou as medidas e iniciativas realizadas por governos, empresas e sociedade civil que facilitaram esse resultado, com o objetivo de sistematizar caminhos potenciais para ampliar esses esforços em todo o mundo.

“A ciência é clara – se quisermos evitar mudanças climáticas perigosas e reverter a perda da natureza, devemos parar o desmatamento e restaurar as florestas naturais”, disse William Baldwin-Cantello, diretor de soluções baseadas na natureza do WWF. BBC, Guardian e Reuters repercutiram o estudo.

 

ClimaInfo, 12 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar