COP26: por evento presencial, Reino Unido quer vacinação especial para negociadores 

COP26 presencial

O Reino Unido prepara o terreno para que finalmente a Conferência do Clima de Glasgow (COP26) aconteça de maneira presencial em novembro deste ano. Para tanto, segundo o Financial Times, o governo britânico e a ONU estão explorando a possibilidade de criar um programa especial de vacinação para garantir que os negociadores de todos os países possam viajar sem problemas para a Escócia. A expectativa é de que a proposta seja formalizada nesta 6ª feira (14/5), durante reunião de trabalho com o futuro presidente da Conferência, Alok Sharma.

Pelo formato especulado, a COP26 aconteceria de maneira híbrida: as negociações propriamente ditas seriam presenciais, com a participação dos diplomatas em Glasgow; já os eventos paralelos, organizados por governos, sociedade civil e empresas durante a Conferência, ocorreriam de maneira virtual. O formato final da COP será definido pelo secretariado da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), responsável pelo evento, no começo de junho. Todos os anos, cerca de 30 mil pessoas costumam participar das COPs climáticas; no modelo a ser proposto pelos britânicos, esse número cairia para pouco mais de 9 mil participantes. Business Green e The Sun também abordaram essa proposta.

Falando em COP, o governo britânico está sendo criticado por ter nomeado a representante de uma das maiores empresas de petróleo do Canadá como “campeã climática” da Conferência de Glasgow. Diretora de sustentabilidade da Suncor, empresa que produz petróleo bruto em areia betuminosa, Martha Hall Findley foi escolhida por uma iniciativa canadense parceira do governo britânico. O CEO da empresa, Mark Little, é um opositor famoso à política climática no país. “Nomear executivos de empresas petrolíferas e executivos de bancos fortemente investidos em petróleo e gás como campeões do clima é como nomear a indústria do tabaco para regular a publicidade de cigarros”, disse Tzeporah Berman, da organização Stand.Earth, ao Climate Home. O jornal Independent também repercutiu as críticas a essa escolha.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.