Governo quer Angra 3 e mais usinas nucleares

17 de maio de 2021

A escassez hídrica também está servindo de desculpa para o governo retomar a construção da usina nuclear de Angra 3. O ministro das minas e energia disse: “Se nós tivéssemos as 6 usinas que estavam previstas, hoje nós não estaríamos passando por esse momento”, referindo-se ao programa nuclear da década de 70.

Convenientemente, o almirante Albuquerque não explicou que o país estava quebrado, a ditadura falida e o programa minguou. Já se gastou quase R$10 bilhões em Angra 3 e faltam pelo menos outros R$15 bilhões para se terminar a obra. O almirante também repetiu que estão nos planos do ministério construir mais um monte de usinas. A notícia saiu no Estadão e no Poder 360.

André Borges, no Estadão, falou com especialistas favoráveis ao plano nuclear que admitem que a energia gerada por Angra 3 deverá custar até 4 vezes mais cara do que a gerada por eólicas e fotovoltaicas. Argumentam que o país precisa dominar a tecnologia. Mas não seria melhor dominar a tecnologia de baterias e células fotovoltaicas?

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar