Governo quer Angra 3 e mais usinas nucleares

Angra 3

A escassez hídrica também está servindo de desculpa para o governo retomar a construção da usina nuclear de Angra 3. O ministro das minas e energia disse: “Se nós tivéssemos as 6 usinas que estavam previstas, hoje nós não estaríamos passando por esse momento”, referindo-se ao programa nuclear da década de 70.

Convenientemente, o almirante Albuquerque não explicou que o país estava quebrado, a ditadura falida e o programa minguou. Já se gastou quase R$10 bilhões em Angra 3 e faltam pelo menos outros R$15 bilhões para se terminar a obra. O almirante também repetiu que estão nos planos do ministério construir mais um monte de usinas. A notícia saiu no Estadão e no Poder 360.

André Borges, no Estadão, falou com especialistas favoráveis ao plano nuclear que admitem que a energia gerada por Angra 3 deverá custar até 4 vezes mais cara do que a gerada por eólicas e fotovoltaicas. Argumentam que o país precisa dominar a tecnologia. Mas não seria melhor dominar a tecnologia de baterias e células fotovoltaicas?

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.