No pior momento da pandemia, Índia sofre com a passagem do ciclone Tauktae

19 de maio de 2021

O primeiro grande ciclone do ano passou pelo litoral oeste da Índia neste começo de semana. O Tauktae, classificado como extremamente severo, correspondendo ao limite superior de um Categoria 3, passou muito perto de Mumbai, a 2ª maior cidade do país, com cerca de 20 milhões de habitantes. Como o governo preparou abrigos e deu avisos de evacuação, o número de mortos até agora é baixo, pelo menos 33. Porém esse número pode subir porque várias barcaças foram atingidas. Uma, com 260 pessoas afundou e 80 ainda estão desaparecidas. Agora, além dos danos, uma das preocupações é com uma agudização da pandemia por conta da aglomeração nos abrigos. Até ontem à tarde, as notícias mais recentes estavam no noticiário local das News18, Indian Express e NDTV e nas seções internacionais da Reuters, The Guardian, CNN e BBC. A Folha também deu a notícia por aqui.

O Tauktae é um fenômeno relativamente novo. A Índia é atingida por mais de 5 ciclones fortes por ano, mas do lado leste, o da Baía de Bengala. O lado oeste, o do Mar Arábico, não costumava receber mais de um ciclone forte por ano. A principal corrente deste lado vem com as águas frias que sobem pela costa oriental da África desde a Antártica. Esta corrente emerge justamente na extremidade sul da Índia, onde encontra as águas quentes que passam por todo o Sudeste Asiático. A ciência estima que ⅔ dos ciclones que vêm do Mar Arábico decorrem da mudança climática que está aquecendo as águas do Mar. O India Today e o Climate Change News abordaram o aquecimento das águas no oeste do país.

Em tempo: Uma análise da Verisk Maplecroft, voltada para o mundo dos investimentos, alerta que cidades como Jakarta, Delhi, Chennai e Wuhan, na Ásia deverão continuar a sofrer os piores impactos da mudança climática, como falta d’água, calor extremo, poluição e eventos extremos. Da lista das 100 cidades mais vulneráveis, 99 ficam na Ásia. Jakarta foi considerada a mais vulnerável, seguida das cidades indianas. Climate Change News comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar