Partidos alemães disputam qual plataforma eleitoral é mais verde

Alemanha verde

Com a popularidade em alta e boas perspectivas para as eleições nacionais que serão realizadas em setembro, o Partido Verde alemão deu mais um passo para reforçar as credenciais ambientais de sua plataforma ambiental. O único estado governado pelo partido, Baden-Württemberg, anunciou novas metas climáticas ainda mais ambiciosas que aquelas apresentadas pelo governo conservador de Angela Merkel na semana passada.

Segundo o governador Winfried Kretschmann, o estado pretende zerar suas emissões líquidas de carbono até 2040, cinco anos antes da meta nacional. Além disso, Baden-Württemberg também se tornará o primeiro estado alemão a exigir que todos os novos edifícios tenham telhados com painéis solares, o que também passará a ser exigido em construções sob grande reforma. Outra aposta do governo verde é apoiar o desenvolvimento tecnológico para a indústria automobilística, algo visto como um ponto de honra no caso de Baden-Württemberg: afinal, o veículo motorizado moderno nasceu lá há quase 150 anos pelas mãos do inventor alemão Karl Benz. A Associated Press deu mais detalhes.

Enquanto isso, a Reuters destacou os desafios enfrentados pelo chefe de governo de outro estado alemão, Armin Laschet, do governista União Democrática Cristã (CDU), para suceder sua colega de partido, Angela Merkel, no comando da Alemanha. A frustração é grande entre os conservadores: faltando poucos meses para a eleição, o partido segue sem um programa de governo coeso e sofre com defecções e críticas internas que ameaçam pôr fim ao período de 16 anos ininterruptos de controle conservador na Alemanha. A esperança do grupo é que a normalização da situação sanitária no país, com o avanço da vacinação e a retomada das atividades econômicas, injete otimismo na opinião pública alemã, o que favoreceria o atual governo. Sem isso, a possibilidade de uma vitória inédita do Partido Verde aumenta consideravelmente, ao menos de acordo com as pesquisas eleitorais.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.