Embaixada dos EUA confirma apreensão de novas cargas de madeira suspeita

EUA apreensão madeira exportada

A Embaixada dos EUA no Brasil comunicou à Polícia Federal na última 6ª feira (21/5) a apreensão de três novos carregamentos de madeira suspeita vindos do país. De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem norte-americano, as cargas foram interceptadas nos portos de Nova Orleans (Louisiana) e Seattle (Washington), somando mais de 74 toneladas de madeiras de espécies nativas da Amazônia.

As cargas chegaram aos EUA sem a autorização do IBAMA para exportação, suspensa por despacho da direção do órgão no ano passado. O despacho está no centro das investigações da PF sobre o envolvimento de servidores e da direção do IBAMA com um esquema de exploração e comércio irregular de madeira. De acordo com a Embaixada, as cargas serão devolvidas ao Brasil para investigação. Jornal Nacional (TV Globo) e Metrópoles deram mais detalhes.

Enquanto isso, o IBAMA confirmou o restabelecimento da normativa de 2011 que exige a autorização do órgão ambiental para exportação de produtos e subprodutos madeireiros de espécies nativas. Essa decisão era prevista, já que o despacho que suspendeu essa norma, assinado em fevereiro de 2020 pelo presidente afastado do IBAMA, Eduardo Bim, foi anulado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no contexto da Operação Akuanduba. G1 e UOL destacaram essa notícia.

 

ClimaInfo, 24 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.