Inundações e ciclones pelo mundo

inundações ciclones pelo mundo

A tempestade tropical Ana é a primeira das tempestades no Atlântico a ser nomeada em 2021 e, pelo sétimo ano consecutivo, antes do começo oficial da temporada, o 1º de junho. A previsão da NHC (Centro Nacional de Furacões) é que se dissipe no mar em poucos dias, sem ameaçar populações. A Bloomberg e o New York Times destacaram a tempestade precoce lembrando que o Climate Prediction Center estima que haverá entre 13 e 20 tempestades fortes o suficiente para serem nomeadas, das quais entre 6 e 10 poderão virar furacões, metade classificados como categoria 3 ou maior.

No hemisfério Sul, um ciclone extratropical passou por Buenos Aires neste final de semana registrando o recorde de menor pressão atmosférica na região, 990 hPa. O ciclone está se deslocando para o Norte e já passou por Montevideo. O Rio Grande do Sul verá ventos fortes nesta 2a feira. O MetSul está acompanhando.

Nesta última semana foram registradas inundações e deslizamentos nas Colômbia, Malásia e Tanzânia afetando milhares de pessoas. O ciclone Tauktae depois de impactar o litoral oeste da Índia, despejou um recorde de chuvas em Delhi.

O presidente Biden foi a Nova Orleans há duas semanas e, ao falar de seu pacote de investimentos em infraestrutura, prometeu ajuda para reconstruir a região atingida por 3 furacões no ano passado. No meio da semana passada, caíram quase 40 cm de chuva em 12 horas, inundando o entorno do Lago Charles. O governador da Louisiana decretou estado de emergência. Adam Mahoney, no Grist, falou da injustiça ambiental por, mais uma vez, os mais pobres terem sido os mais atingidos.

 

ClimaInfo, 24 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.