Em meio à piora da pandemia, Índia é atingida por segundo ciclone

Índia ciclone Yaas

Menos de uma semana após ser atingida pelo ciclone Tauktae, mais um ciclone se aproxima da Índia e ameaça causar danos sérios nos estados de Bengala Ocidental e Odisha, na baía de Bengala, na costa leste do país. O Yaas deve chegar à Índia nas primeiras horas desta 4ª feira (26/5) como tempestade de categoria 3, com ventos de até 165 km/h.

Ao menos 1 milhão de pessoas foram retiradas preventivamente e levadas a abrigos, em uma operação de guerra que envolveu mais de 370 mil pessoas. Espera-se que mais 1 milhão de pessoas também sejam transferidas para áreas seguras antes da chegada do ciclone.

Tudo isso acontece em meio ao pior momento da pandemia na Índia, o país mais afetado pelo coronavírus no último mês. As autoridades indianas também preparam o isolamento dos centros médicos que estão tratando da COVID-19, para evitar que o vírus aproveite a movimentação de pessoas para se disseminar ainda mais no país, bem como mantendo a disponibilidade de fontes reservas de energia para abastecimento dessas unidades caso a distribuição elétrica seja comprometida na região.

Do outro lado da Baía de Bengala, em Bangladesh, o governo também preparou abrigos para acomodar as pessoas evacuadas das áreas costeiras. Segundo os meteorologistas, Bangladesh não deve ser muito atingido pelo Yaas, mas o país é bastante vulnerável, com terrenos costeiros com baixa altitude que podem ser inundados facilmente.

AFP, Al-Jazeera, Bloomberg, CNN e Reuters repercutiram essa notícia. O jornal Times of India fez um acompanhamento ao vivo do avanço do ciclone e dos primeiros impactos dele em território indiano.

 

ClimaInfo, 26 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.