Ativistas conseguem vitória histórica e indicam diretores para compor conselho da ExxonMobil

27 de maio de 2021

Ainda ontem (26/5) a petroleira norte-americana ExxonMobil teve que engolir mudanças substanciais em seu conselho administrativo, com a inclusão de nomes que representam os interesses de investidores preocupados com a crise climática. O grupo de investidores-ativistas Engine N.1 emplacou ao menos dois indicados na composição do conselho de administração da companhia. Há a possibilidade de outra vaga também ser conquistada, a depender dos resultados finais da assembleia anual de acionistas. Se confirmada, ela levará o grupo a ocupar 25% do colegiado, o que aumenta consideravelmente a capacidade e o poder de pressão sobre a direção da ExxonMobil no que diz respeito à sua estratégia climática.

Nos últimos tempos, o Engine N.1 (que possui apenas 0,02% de participação na companhia) se aproximou de outros investidores, especialmente fundos de pensão e gestoras de investimentos, para obter apoio à sua proposta de mudança no conselho da Exxon. A grande virada aconteceu nos dias que antecederam a assembleia, quando a gigante BlackRock (2ª maior acionista, com 6,7% das ações) se posicionou favorável à proposta.

Assim, o CEO da ExxonMobil, Darren Woods, enfrentará um cenário inédito da história de uma das maiores petroleiras do mundo: a pressão por mais ambição e ação contra a mudança do clima deixa de se limitar aos protestos do lado de fora e passam a acontecer do lado de dentro, no conselho de administração.

Associated Press, Bloomberg, Financial Times, Guardian, NY Times, Reuters, Wall Street Journal e Washington Post repercutiram.

Em tempo: Os acionistas de outra petroleira norte-americana, a Chevron, também concordaram nesta 4ª feira com uma proposta para estabelecer metas de redução de emissões de carbono associadas ao consumo de seus produtos. Como a Reuters destacou, embora a proposta não exija que a Chevron estabeleça um prazo ou montante definido de redução de emissões, o apoio esmagador (mais de 61% dos votos dos acionistas) mostrou a crescente frustração dos investidores com a falta de ambição dos objetivos e estratégias de clima da indústria do petróleo.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar