Venda de carros elétricos no Brasil deve crescer mais de 40% em 2021, esperam montadoras

carroes elétricos mais baratos

O Valor repercutiu dados sobre as vendas de carros elétricos no Brasil no 1º quadrimestre de 2021: quase 7,3 mil novos veículos com essa tecnologia foram emplacados nos quatro primeiros meses do ano, um aumento de mais de 29% na comparação com o mesmo período do ano passado. A indústria automobilística elétrica segue otimista com as perspectivas do mercado para o resto do ano, com a expectativa de que as vendas batam mais um recorde histórico. De todo modo, é importante ressaltar que o Brasil ainda está distante de ser um dos mercados mais promissores para o avanço dos carros elétricos, ao menos no médio prazo. Nesse contexto, as possibilidades do mercado brasileiro ainda se limitam mais ao longo prazo, considerando a matriz elétrica (ainda) majoritariamente de baixa emissão de carbono.

Enquanto isso, em outros mercados, a indústria de carros elétricos avança com mais rapidez. Dados da BloombergNEF citados pelo portal Motor 1, do UOL, apontam que metade da frota automobilística na Europa em 2030 poderá ser composta por veículos elétricos. Um dos impulsos decisivos para isso será a redução substancial dos preços desses modelos: a análise prevê que, em seis anos, os preços de mercado de carros elétricos e com motores à combustão poderão ser equivalentes em alguns países europeus. A GQ Brasil também abordou a redução potencial dos preços dos elétricos no curto prazo.

Nessa linha, a montadora Ford anunciou nesta semana que pretende expandir as vendas de carros elétricos ao longo desta década, com o objetivo de que esse tipo de veículo represente ao menos 40% do total de vendas da companhia em 2030. Financial Times e Valor deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 28 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.