Sri Lanka: praias são cobertas com “neve de plástico” depois de incêndio em navio com produtos petroquímicos

Sri Lanka

Depois de 13 dias, autoridades do Sri Lanka conseguiram controlar o fogo que consumiu um navio cargueiro repleto de produtos químicos tóxicos atracado no litoral do país. O incêndio liberou para o mar parte da carga da embarcação, especialmente pelotas de plástico. A substância cobriu as praias ao longo da região próxima ao incêndio, misturando areia com um resíduo branco que se assemelha à neve branca. O maior temor é de que essa substância contamine o litoral e o mar, no que seria “provavelmente o pior desastre de poluição de praia da história” do Sri Lanka, segundo a Autoridade de Proteção Marítima do país.

Segundo a Marinha do Sri Lanka, o incêndio começou a bordo do navio MV X-Press Pearl no último dia 20. A embarcação transportava 1,4 mil contêineres, muitos dos quais estavam ocupados por produtos perigosos como ácido nítrico, soda cáustica, metóxido de sódio e metano, além de 350 toneladas de combustível marítimo. Mesmo com o incêndio controlado, as autoridades locais não descartam a possibilidade de que o combustível seja derramado no mar por causa da condição do navio.

Especialistas apontam que o processo de limpeza das praias será complexo, custoso e demorado. Além disso, a presença do material de plástico pode causar a intoxicação de peixes e outras espécies marinhas, prejudicando uma das atividades econômicas mais importantes do Sri Lanka, a pesca.

AFP, CNN, Independent, NY Times e Washington Post destacaram os impactos do desastre ambiental no Sri Lanka.

 

ClimaInfo, 2 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.