Vai-e-vem do ONS sobre racionamento acende alerta no setor elétrico

6 de junho de 2021

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deu sinais trocados sobre a gravidade da crise hídrica vivida pelo Brasil e o risco de racionamento elétrico por conta do esvaziamento dos reservatórios de usinas hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste.

Na última 6a feira (4/6), uma nota técnica do ONS alertou que os reservatórios de ao menos oito hidrelétricas nessas regiões podem estar praticamente vazios até novembro, o que precipitaria a “perda do controle hidráulico” na bacia do rio Paraná e restrições à geração elétrica nessas usinas. Porém, no sábado, o ONS voltou atrás nessa previsão e afirmou que as medidas preventivas adotadas nos últimos dias pelo governo serão suficientes para garantir o fornecimento de eletricidade. A Folha destacou o vai-e-vem do ONS.

A situação dos reservatórios da bacia do Rio Paraná é preocupante. Na semana passada, a Agência Nacional de Águas (ANA) decretou emergência hídrica na região, o que permite limitar o volume de captação de água dos rios em caso de necessidade. Segundo a ANA, sete dos 14 principais reservatórios de hidrelétricas da região estão em seu pior nível desde 1999, e os demais estão com níveis entre os cinco piores registrados. O cenário de escassez hídrica e as projeções negativas de chuva para os próximos meses podem causar prejuízos no uso da água, principalmente em atividades de lazer e turismo, além de navegação e geração hidrelétrica.

Enquanto isso, o governo tenta avançar com medidas adicionais para reduzir o consumo de energia elétrica. Segundo a Reuters, o ministério de minas e energia se reuniu com representantes de associações industriais na semana passada para avaliar caminhos potenciais para ampliar a eficiência energética nas fábricas e economizar energia. À Folha, o ministro Bento Albuquerque refutou a possibilidade de racionamento, mas afirmou que o governo pretende discutir ações que vão desde a importação de mais eletricidade até o incentivo ao deslocamento de consumo para além dos horários de pico, por meio de descontos na tarifa.

 

ClimaInfo, 7 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar