Os negócios por trás do desmatamento

8 de junho de 2021

A produção de alimentos responde por 3/4 do desmatamento no mundo todo, especificamente em 3 cadeias: carne, soja e óleo de palma. Um trabalho da Earth.org coloca mais números importantes: o Brasil participa com ⅓ do desmatamento global, seguido do continente americano excetuando-se o México, o conjunto dos países africanos e a Indonésia. Eles atribuem mais de 40% do desmatamento global à cadeia da carne bovina. A cadeia da soja responde por 12% da perda de florestas, só que 80% da produção mundial vira ração para porcos e galinhas, principalmente. Isso quer dizer que metade da perda de florestas é para produzir proteína animal. Reduzir o consumo desta proteína não só reduziria as emissões da pecuária, como seria decisivo para preservar as florestas.

Também ontem, a Forest 500 lançou um trabalho voltado especificamente para a cadeia da soja, mostrando que moratórias e compromissos de eliminar o desmatamento da cadeia estão cheios de falhas. Eles colocaram uma lupa nas 9 maiores traders globais, responsáveis por mais da metade das exportações do grão: Amaggi, ADM, Bunge, Cargill, CHS, Louis Dreyfus, VIterra, CJ CheilJedang e a COFCO. E colocaram uma lupa menos potente em outras 13 traders. A conclusão: nenhuma das 22 traders demonstrou iniciativa e liderança para eliminar o desmatamento e as violações dos Direitos Humanos das suas cadeias de suprimento. A coordenadora do trabalho, Emma Thomson, estendeu a crítica a outros elos da cadeia. “As empresas que compram produtos contendo soja – incluindo peixe, carne e laticínios de animais criados com soja – não podem cumprir com seus compromissos se as traders de soja não se esforçarem e garantirem que estão comercializando soja sem desmatamento.”

 

ClimaInfo, 8 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar