Captura e armazenamento de carbono para prolongar as emissões fósseis

10 de junho de 2021

A exploração de petróleo e gás aprendeu faz tempo a bombear CO2 nos poços para extrair mais fósseis. Como esse CO2 vem de dentro dos poços, a operação não está removendo o gás da atmosfera e, portanto, não está ajudando a combater o aquecimento global.

Fica cada dia mais claro que ir parando de emitir gases de efeito estufa não dará conta de conter o aquecimento global em 2°C, muito menos em 1,5°C. Será preciso um freio de emissões mais forte e será preciso remover dióxido de carbono da atmosfera. Assim, estudos apontam a importância da captura e armazenamento de carbono (CCS), retirar CO2 da atmosfera e enterrá-lo em profundidades e configurações geológicas que prendam o gás e evitem que escape de volta para atmosfera.

Michael Buchsbaum, na Deutsche Welle, escreve sobre o esforço das petroleiras em capturar a narrativa do CCS. A Exxon começou a declarar que está fazendo sua parte para conter o aquecimento global porque injeta CO2 de volta nos poços. Buchsbaum diz que não é verdade, simplesmente porque o CO2 injetado veio do próprio poço, junto com o petróleo e não da atmosfera. A narrativa é grave porque permite à petroleira continuar extraindo petróleo e agravando o aquecimento global.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar