Captura e armazenamento de carbono para prolongar as emissões fósseis

captura e armazenamento de carbono

A exploração de petróleo e gás aprendeu faz tempo a bombear CO2 nos poços para extrair mais fósseis. Como esse CO2 vem de dentro dos poços, a operação não está removendo o gás da atmosfera e, portanto, não está ajudando a combater o aquecimento global.

Fica cada dia mais claro que ir parando de emitir gases de efeito estufa não dará conta de conter o aquecimento global em 2°C, muito menos em 1,5°C. Será preciso um freio de emissões mais forte e será preciso remover dióxido de carbono da atmosfera. Assim, estudos apontam a importância da captura e armazenamento de carbono (CCS), retirar CO2 da atmosfera e enterrá-lo em profundidades e configurações geológicas que prendam o gás e evitem que escape de volta para atmosfera.

Michael Buchsbaum, na Deutsche Welle, escreve sobre o esforço das petroleiras em capturar a narrativa do CCS. A Exxon começou a declarar que está fazendo sua parte para conter o aquecimento global porque injeta CO2 de volta nos poços. Buchsbaum diz que não é verdade, simplesmente porque o CO2 injetado veio do próprio poço, junto com o petróleo e não da atmosfera. A narrativa é grave porque permite à petroleira continuar extraindo petróleo e agravando o aquecimento global.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.