Polônia anuncia fechamento da usina de carvão mais poluente da Europa… para 2036

10 de junho de 2021

Depois de muita pressão interna e externa, o governo da Polônia decidiu pelo fechamento da usina termelétrica de Bełchatów, a mais poluente da Europa. A decisão é uma contrapartida para que a região de Lodz, onde a planta se localiza, possa receber recursos do Fundo de Transição Justa da União Europeia. No entanto, o prazo definido pelas autoridades polonesas e pela empresa PGE desagradou a ativistas que defendem o fim do uso do carvão: Bełchatów deverá ser fechada entre 2030 e 2036. A Reuters deu mais detalhes.

Enquanto isso, Varsóvia foi palco de manifestações nesta 4ª feira (9/6) de trabalhadores da indústria carvoeira e termelétrica contrários à proposta de eliminação gradual da extração e consumo de carvão. Os manifestantes protestaram contra os planos da UE para acelerar a transição energética, argumentando que eles colocam em risco milhares de postos de trabalho no setor fóssil e comprometem a segurança energética da Polônia. Os protestos foram organizados oficialmente por sindicatos, mas contaram com apoio de grupos políticos nacionalistas de direita, céticos da mudança do clima. A Associated Press repercutiu essa notícia.

Ainda sobre a Polônia e o carvão, a Comissão Europeia confirmou que participará do processo movido pelo governo da República Tcheca no Tribunal de Justiça da UE contra a expansão da mina de carvão a céu aberto de Turow, do lado polonês da fronteira. De acordo com a Reuters, a Comissão entendeu que a Polônia cometeu algumas infrações no processo de expansão da mina, em particular a falta de diálogo prévio com governos vizinhos antes de decidir pelo projeto. De acordo com Praga, a expansão da mina pode prejudicar as condições de vida em comunidades do lado tcheco da fronteira.

Em tempo: A eleição legislativa no México, realizada no último domingo (6/6), foi um balde de água fria nas pretensões do governo do país em aprovar mudanças na política energética em favor da geração termelétrica a carvão e gás natural. O partido Morena, do presidente Andrés Manuel López Obrador, deve obter cerca de 200 das 500 cadeiras da Câmara dos Deputados do México, e outros partidos aliados contarão com até 95 vagas. Assim, a base governista não terá os 334 votos necessários para mudar sozinha a Constituição do país, caminho sugerido por AMLO para superar obstáculos legais para seus planos de energia fóssil. O Climate Home destacou essa notícia.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar