Os caminhos da ilegalidade no comércio de madeira da Amazônia

14 de junho de 2021

As investigações sobre um esquema de contrabando de madeira de origem ilegal da Amazônia, esquema que contava com a anuência de servidores do IBAMA e com o envolvimento do próprio ministro Ricardo Salles, mostram como a ilegalidade ainda é a marca mais forte no comércio madeireiro no Brasil.

Emilio Sant’Anna descreveu no Estadão como grupos criminosos conseguem driblar a legislação e a fiscalização (e, quando necessário, comprar fiscais e outros agentes ambientais e aduaneiros) para vender madeira extraída de maneira ilegal da floresta para mercados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Dados da Polícia Federal, responsável pela Operação Akuanduba, corroboram um estudo recente do Instituto Centro de Vida (ICV), o qual mostrou que mais de 90% de toda a madeira retirada da Amazônia têm origem ilegal.

Além da corrupção, o comércio de madeira ilegal também vem sendo beneficiado nos últimos tempos pelos desmonte e enfraquecimento institucional dos órgãos de fiscalização ambiental, como IBAMA e ICMBio.

Em tempo: A leniência do governo federal também é visível no impulso dado ao garimpo pelo governo Bolsonaro. A Carta Capital mostrou como os corredores e salas do poder em Brasília passaram a ser frequentados por garimpeiros ilegais, recebidos com pompa e circunstância no Palácio do Planalto e nos ministérios. Empresários, criminosos ambientais e lobistas do garimpo participaram de ao menos 11 encontros, oficiais ou fora da agenda, com Bolsonaro, Mourão e Salles.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar